[#7] 6 passos para você ter uma rotina de estudos eficiente em 2025
Dois mil e vinte e cinco começou há exatos treze dias (data em que escrevo a primeira edição da nossa newsletter). Por favor, não se cobre caso ainda não tenha retomado aos seus estudos, descansar a mente é imprescindível para uma rotina de estudos de sucesso. Aliás, quais são os seus objetivos com o estudos? Para o que você estuda? Por quem você estuda? Refletir sobre tais indagações é importante para recalcular a rota e começar mais um ano de muito esforço e dedicação nos estudos.
Foto de Matthew Henry no StockSnap
Quando se fala em estudar, a aprendizagem está ali, implícita. Mas será que na sua rotina a aprendizagem ocorre de forma efetiva ou você se engana que está sendo produtivo nos estudos, quando na verdade, os seus resultados te mostram o contrário?
Sentar a bunda na cadeira e focar é apenas uma parte do processo. A outra, é a sua gestão de tempo e as técnicas de estudos utilizadas. Por muito tempo eu também me enganei que estava estudando e aprendendo, que as horas e horas que eu passava sentada estudando estavam sendo de fato produtivas, quando na verdade, eu estava apenas desperdiçando minutos valiosos de uma rotina de estudos que poderia ser muito mais proveitosa.
Estudar mais horas não significa aprender mais, principalmente quando a técnica utilizada não possui fortes evidências científicas, pelo contrário…
Vamos ser sinceros, quem aqui tem +4h disponíveis apenas para estudar? Eu não tenho e a maioria das pessoas também não o tem. Nos estudos, o menos pode ser o seu mais.
Como então ter uma rotina de estudos em 2025 que seja de fato eficiente?
1º Você precisa olhar para sua vida como um todo. Quais são as minhas demandas diárias? Quantas horas eu passo no trabalho e/ou no transporte? Escreva tudo em detalhes.
2º Crie um mapa da sua semana, ou seja, um cronograma com todos os dias da semana (de segunda a domingo) e os divida em três partes considerando os períodos de um dia: manhã, tarde e noite. Distribua todas as suas demandas em cada período do seu dia (considere as demandas semanais e diárias, como a psicoterapia, os serviços domésticos e o trabalho por exemplo).
3º Com o seu mapa em mãos, avalie o que pode ser delegado (para alguém ou para algum eletrodoméstico, como a lava-louças e o robô aspirador por exemplo), reduzido, substituído ou eliminado. Seja consciente com as suas obrigações!
4º Feito o terceiro item, chegou a hora ver quais horários você tem disponíveis em seu dia a dia. A partir desse olhar atento para as suas demandas semanais, insira os estudos como parte dos seus dias. É importante que haja um padrão no horário dos seus estudos diários. Associe o estudar a alguma outra tarefa que já faça parte da sua rotina (exemplo: estudar por 1h após arrumar a cama pela manhã ou estudar por 2h após tomar banho quando chego do trabalho). Considere acordar um pouco mais cedo para ter mais horas disponíveis em seu dia, mas lembre-se: dormir bem é fundamental para uma melhor aprendizagem.
5º Após determinar o tempo e os dias de estudos, programe o horário das pausas. Para isso teremos como base o método Pomodoro de gestão de tempo. Se possível, tenha disponível no mínimo 1h30min diários para os estudos. Dessas 1h30min, você terá duas sessões de estudos de 40min, tendo um intervalo de 10min entre uma sessão e outra. Ficará assim: 40min de estudos, 10min de descanso e mais 40min de estudos. Nos 10min de descanso você deverá realizar atividades que não envolvam nenhum tipo de esforço mental, considere atividades como: cochilar, ir ao banheiro, tomar água, fazer alguma atividade doméstica ou dar atenção ao seu animalzinho de estimação.
Atenção: fique longe das telas em seu período de descanso dos estudos. Para melhor cronometrar o seu tempo, você pode utilizar o timer do seu relógio ou comprar um timer de cozinha.
6º Durante os seus 80min (divididos em duas sessões de 40min) de foco, você deverá fazer uso de um estudo ativo. Ou seja, interaja com a sua vídeo-aula ou com a sua apostila. Na primeira sessão de estudos, em um caderno (físico ou digital) escreva com as suas próprias palavras os principais conceitos apresentados pelo professor, escreva as suas próprias compreensões e questionamentos sobre o assunto. As suas anotações podem ser feitas inclusive no formato de um mapa mental. Faça isso enquanto assiste a aula ou enquanto lê a sua apostila. Na sua segunda sessão de estudos, crie perguntas e respostas (flashcards) sobre o que foi estudado na primeira sessão e revise o conteúdo por meio das questões criadas anteriormente. Se você preferir, a revisão por meio de questões pode acontecer em plataformas como o Só Exercícios e o QConcursos (lembre-se de utilizar os filtros de acordo com o conteúdo estudado. Obs: não é publi).
Tenho certeza que se você colocar em prática os 6 passos ensinados acima, você terá um aprendizado muito melhor do que aquele tido em 2024. Lembre-se de adaptar o tempo das sessões de estudo a sua realidade. E caso precise de ajuda, conte comigo em sua jornada ♥
NOVIDADE:
Em 2025 você poderá contar com a minha consultoria de estudos, a Reset Express. Em um encontro de 1h30 você terá a oportunidade de “resetar” a sua forma de estudar por meio de uma nova rotina de aprendizagem baseada em evidências. Você irá me apresentar todas as suas demandas e eu vou propor as soluções necessárias para você aprender melhor e aumentar as suas notas nos exames. Para saber mais, entre em contato comigo via WhatsApp. Será uma prazer ajudar você em sua jornada de estudos ♥
Jennifer Constantino, 26 anos, é filha, irmã e esposa. No ambiente profissional é professora, consultora de estudos, assistente de educação à distância e escritora de uma newsletter própria sobre história e aprendizagem. Têm como principal objetivo ajudar os jovens a realizarem os seus sonhos por meio dos estudos, tendo como base a neuroaprendizagem.